"A Maria Sem Vergonha traz tanta alegria aos olhos da gente."
Maria de Jesus. (12-02-1927 a 08-12-2015)
Seguindo os conselhos da minha avó-madrinha, resolvi começar o cultivo dessa simpática florzinha.
Hoje confesso que não consigo imaginar meu jardim sem ela, que trouxe um ar romântico e lindas borboletas ao meu jardim.
De origem africana, a Impatiens Walleriana chegou ao Brasil em 2012 e ganhou vários apelidos: Beijo, Beijinho, Maravilha e Maria Sem Vergonha.
Aos pés da Acerola |
Muito fácil de cuidar, ela se adaptou tanto ao chão quanto ao vaso e não faz questão nenhuma de preparação especial do solo. O que essa plantinha gosta mesmo e de bastante água.
Apesar de ser tolerante tanto ao frio quanto ao calor, eu percebi que ela fica mais bonita quando cultivada em local arejado onde possa ficar um período no sol e outro na sombra.
Sua altura pode variar de 0,30 a 1,50 de altura dependendo do cultivo. Aqui no sítio usamos aduba natural e faz com que elas pareçam gigantes.
Algumas espécies possuem pétalas lisas e outras pétalas dobradas em camadas.
Nas cores vermelho, rosa claro, pink, lilás, alaranjado, branco e bicolores ficam lindas tanto sozinhas quanto misturadas.
Se você perceber que suas folhas e flores estão fracas, basta podar e vai ver que ela se recupera as forças bem rapidinho.
Sugestões RW Paisagismo |
Veja mais sobre flores comestíveis aqui.
É uma pena, mas algumas pessoas a vêem como uma praga, uma planta invasora, e isso é bem comum em função da facilidade com que ela tem para se multiplicar. Suas sementes explodem e espalham novas mudas ao redor do local onde ela é plantada rapidamente.
E você, também gostou desse plantinha? Quem sabe não se inspira nas fotos e resolve incrementar o seu cantinho.
Um grande abraço e até a próxima!